terça-feira, 21 de maio de 2013

Museu Introdução Como funcionam os museus Tipos de museu História


Um museu é um edifício que contém uma coleção de objetos encontrados na natureza ou artefatos criados pelo ser humano. Muitos museus focam um único tema, por exemplo: arte, ciência ou história. São lugares de observação, estudo e aprendizado

Como funcionam os museus

A maioria dos museus é aberta ao público. As pessoas visitam os museus para olhar seus acervos (coleções de objetos), que lhes ensinam sobre o mundo natural ou a cultura humana. Os museus também podem promover visitas acompanhadas por guias, palestras e eventos especiais. Cientistas e outros estudiosos às vezes usam museus para fazer pesquisas.

Para aumentar seus acervos, os museus compram peças especiais e recebem doações. Eles expõem alguns objetos permanentemente e outros por períodos limitados. Essas exposições podem incluir peças cedidas temporariamente por outros museus ou por colecionadores particulares. Muitos museus possuem objetos que nunca chegam a ser expostos ao público e que só podem ser vistos por pesquisadores.

Tipos de museu

Os museus de arte possuem acervos de pinturasesculturas e outras obras de arte importantes. Os acervos de alguns museus de arte cobrem muitos estilos e períodos históricos diferentes. Outros se especializam em obras de arte de um período específico ou de um único estilo artístico, como a arte moderna, por exemplo. Há, também, os dedicados a apenas um artista.

Os museus de ciências usam seus acervos para explicar áreas diferentes da ciência e da tecnologia. Suas coleções frequentemente incluem máquinas e ferramentas do passado e do presente. Eles podem ensinar aos visitantes muitas coisas sobre asviagens espaciais, os avanços da medicina e da eletrônica ou outros assuntos científicos.

Os museus de história colecionam objetos, chamados artefatos, que mostram como era a vida humana no passado. Os artefatos podem incluir roupas, ferramentas, objetos domésticos, veículos, fotografias antigas e muitos outros tipos de objeto. Os museus de história natural expõem amostras de plantasanimaisrochas e outros objetos naturais.

Alguns museus possuem acervos bastante específicos ou especiais. Um exemplo é o Museu do Futebol, na cidade de São Paulo, no Brasil. Outro é o Hall da Fama e Museu do Rock and Roll, em Cleveland, no estado de Ohio, nos Estados Unidos.

História

As pessoas vêm colecionando objetos desde a Antiguidade. Por exemplo, grupos religiosos em todo o mundo acumulam e conservam artefatos e obras de arte religiosa.

No século III a.C., um rei fundou um museu com uma biblioteca em Alexandria, noEgito. Mas esse lugar era mais semelhante a uma universidade que a um museu moderno.

Muitos museus modernos começaram como coleções pertencentes a algumas pessoas ricas. Durante o Renascimento (séculos XIV-XVI), alguns europeus formaram grandes coleções de arte e objetos históricos. No século XVII, os donos de algumas coleções particulares venderam seus objetos a cidades, universidades e outras instituições públicas.

Dois dos museus mais famosos do mundo na atualidade começaram como coleções particulares. O Museu Britânico, em Londres, no Reino Unido, foi aberto ao público em 1759 e contém muitos tesouros arqueológicos. O Museu do Louvre, em Paris, naFrança, foi aberto ao público em 1793 e tem inúmeras obras de arte famosas. No final do século XIX, muitos países em todo o mundo já tinham construído museus.

Vários tipos novos de museus surgiram no século XX, alguns deles com coleções de casas e construções que recriaram cidades ou bairros inteiros. A Williamsburg Colonial, na Virgínia, nos Estados Unidos, é um exemplo disso e mostra como era a vida nascolônias inglesas, muito tempo atrás. Na cidade de São Paulo, no Brasil, há o Museu da Língua Portuguesa, que monta exposições, por exemplo, sobre escritores e sobre as formas faladas do idioma, com suas diferentes características regionais; ele é uma das mais originais e bem-realizadas dessas instituições, com bastantes recursos de interatividade com os visitantes. Muitas cidades também criaram museus voltados especialmente às crianças