quarta-feira, 29 de agosto de 2012

GUERRA DE CANUDOS

                                                                           Guerra de Canudos



Em pouco tempo o vilarejo ganhou ares de Cidade






                                                            

                Mapa do estado da Bahia com destaque para uma cidadezinha quase na fronteira  com o estado de Pernambuco que leva o nome da histórica Canudos, a 10 km da cidade original.

António Vicente Mendes Maciel, apelidado de "Antônio Conselheiro". nascido em Quixeramobim (CE) a 13 de Março de 1830, de tradiocional família que vivia nos sertões entre Quixeramobim e Boa Viagem, fora comerciante, professor e advogado prático nos sertões Delpu e Sobral. Após a sua esposa tê-lo abandonado em favor de um sargento da força pública, passou a vagar pelos sertões em uma andança de vinte e cinco anos. Chegou a Canudos em 1893, tornando-se lide do arraial e atraindo milhares de pessoas. Acreditava que a República recém - implantada no país era a materialização do reino do Anti-Cristo na terra, uma vez que o governo eleito seria uma profanação da autoridade da Igreja Católica para legitimar os governantes. A cobrança de impostos efetuada de forma violenta, a celebração do casamento civil e a separação entre Igreja e Estado eram provas cabiais da proximidade do " fim do mundo".
                                       
                                                                    Antônio Concelheiro

Guerra de canudos ou Campanha de Canudos, conflito amplamente conhecido e abordado na história do Brasil, entre os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro e Exército Brasileiro, que teve duração aproximadamente de um ano ( 1896 a 1897 ), na então comunidade dos participantes do movimento, Canudos, no interior do estado da Bahia, na região nordeste do Brasil.

 CAUSAS DA GUERRA
. OS latifundiários juntamente com o governo da Bahia não aceitavam o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos.
. Afirmavam que Antônio Conselheiro defendia a volta de Monarquia.
- por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil.
- Antônio Conselheiro era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período.
                                                       
                                                                                   

A revista Ilustrada, de Angelo Agostini veículo de propaganda republicana durante o império, retratava conselheiro de forma caricatural, com séquito de bufões armados com velhos bacamartes. tentando "barra" a República. Exemplo de como a imprensa da época reagiu ao messianismo.


                                                                                
povo de Canudos obra dos artesãos Demóstenes Fidélis e Lusyennir Lacerda. 
                                                                            
povo de Canudos

CONSEQUÊNCIAS:
.  A Guerra de Canudos contou com a participação de aproximadamente 12 mil soldados de diferentes estados do Brasil, divididos em quatro expedições.
. Na quarta incursão, no ano de 1897, houve incêndio de arraiais e mortes de diversas pessoas.
. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.

                                                                                   

          

A única foto conhecida de Antônio Concelheiro, mistico rebelde e líder espiritual do Arraial de Canudos (1893 - 1897), Bahia, Brasil, foto tirada duas semanas após sua morte, pelo fotógrafo Flávio de Barros, a serviço do Exército. * 13 de março de 1830 Vila do Campo Maior + 22 de setembro de 1897 aos 67 anos em Canudos Nacionalidade Brasileiro 

           
                                                 Ruínas da antiga cidade de Canudos

  
CINEMA
A guerra gerou inspiração para cineastas fazerem diversos filmes, como os citados abaixo:

. Guerra de Canudos, no ano de 1997.
. Sobreviventes - Os filhos da Guerra de Canudos. Entre 2004/2005.
- Canudos Documentário de Canudos ( Die Sieben Sakramente Von Canudos). Ano de 1996.


                                                                                 

Resumo


Em 1893, Antônio Concelheiro ( um monarquista assumido) e seus seguidores começa, a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. Assim, em 1897, esforços são reunidos para destruir os sertanejos. Estes fatos são vistos pela ótica de uma família, que tem opiniões conflitantes sobre Conselheiro.

Biografia de Lampião

              
               Lampião: o "rei do cangaço"


Lampião e Maria Bonita
MÉDICO BAIANO ESTUDA OS CRÂNIO DE LAMPIÃO E MARIA BONITA.
Cabeça mumificada de Lampião e Maria Bonita

Cabeças mumificadas de Lampião e Maria Bonita, em mãos do professor Estácio de Lima, o médico Baiano que pesquisou cabeças de vários cangaceiros inclusive a de Maria Bonita e Lampião, professor Estácio de Lima é médico legista do ( Instituto Médico Legal Nna Rodrigues) Antiga Faculdade de Medicina do Pelourinho Salvador Bahia o professor Estácio também é escritor escreveu um grande livro relato,( O estranho Mundo dos Cangaceiros). Em 1968 familiares dos cangaceiros entraram na justiça obrigando o Instituto a  Enterrarem os restos mortais dos cangaceiros.

Cangaço: as cabeças mais valiosas do Nordeste brasileiro


(Detalhe: as cabeças de Lampião e Maria Bonita são as 2 últimas do centro sendo a de Lampião a de baixo)

Em 04 de junho de 1898 nasceu Virgulino Ferreira da Silva, na fazenda Ingazeira de propriedade de seus pais, no Vale do Pajeú, em Pernambuco, terceiro filho de José Ferreira da Silva e D. Maria Lopes. Seus pais casaram no dia 13 de outubro de 1894, na Matriz do Bom Jesus dos Aflitos, em Floresta do Navio, tendo seu primeiro filho em agosto de 1895, que chamaram Antônio em homenagem ao avô paterno. O segundo filho nasceu dia 07 de novembro de 1896, e foi chamado de Livino. Depois de Virgulino, o casal teve mais seis filhos, quase que ano a ano que foram: Virtuosa, João, Angélica, Maria (Mocinha), Ezequiel e Anália.

Virgulino foi batizado aos três meses de nascido, na capela do povoado de São Francisco, sendo seus padrinhos os avós maternos: Manuel Pedro Lopes e D. Maria Jacosa Vieira. A cerimônia foi oficiada por Padre Quincas, que profetizou:

- "Virgulino - explicou o padre - vem de vírgula, quer dizer, pausa, parada." E arregalando os olhos: - "Quem sabe, o sertão inteiro e talvez o mundo vão parar de admiração por ele".
Quando menino viveu intensamente sua infância, na região que chamava carinhosamente de meu sertão sorridente! Brincava nos cerrados, montava animais, pescava e nadava nas águas do riacho, empinava papagaio, soltava pião e tudo o mais que fazia parte dos folguedos de seu tempo de menino.

A esperteza do menino o fez cair nas predileções de sua avó e madrinha que aos cinco anos o levou para a sua casa, a 150 metros da casa paterna.

À influência educativa dos pais, que nunca cessou, acrescentou-se a desta senhora - a "Mulher Rendeira" - a quem o menino admirava quando ela, com incrível rapidez das mãos, trocando e batendo os bilros na almofada e mudando os espinhos e furos, tecia rendas e bicos de fino lavor.

A primeira comunhão de Virgulino foi aos sete anos na capela de São Francisco, em 1905, juntamente com os irmãos Antônio (dez anos) e Livino (nove anos). A crisma aconteceu em 1912, aos quatorze anos e foi celebrada pelo recém empossado primeiro bispo D. Augusto Álvaro da Silva, sendo padrinho o Padre Manuel Firmino, vigário de Mata Grande, em Alagoas.

No lugar onde nasceu não havia escola e as crianças aprendiam com os mestres-escola , que ensinavam mediante contrato e hospedagem, durante períodos de três a quatro meses nas fazendas.Seu aprendizado com foi os professores Justino Nenéu e Domingos Soriano Lopes.

Ainda menino já trabalhava, carrregando água, enchiqueirando bodes, dando comida e água aos animais da fazenda, pilando milho para fazer xerém e outras atividades compatíveis com sua idade. Mais tarde, jovem, robusto passou aos trabalhos de gente grande: cultivava algodão, milho, feijão de corda, abóbora, melancia, cuidava da criação de gado, e dos animais. Posteriormente tornou-se vaqueiro e feirante.

Seu alistamento eleitoral e de seus dois irmãos Antônio e Livino foi feito em 1915 por Metódio Godoi, apesar de não terem ainda os 21 anos exigidos por lei. Sabe-se que votaram três vezes: em 1915, 1916 e 1919.

A vida amorosa dos três irmãos era como a de qualquer jovem de sua idade, e se não houvessem optado pela vida de cangaceiro, certamente teriam cada um constituído sua família e tido um lar estável como foi o de seus familiares. Até entrar para o cancaço, Virgulino e seus irmãos eram pessoas comuns, pacíficos sertanejos, que viviam do trabalho (trabalhavam muito como qualquer sertanejo) na fazenda e na feira onde iam vender suas mercadorias. Virgulino Ferreira da Silva na certa seria sempre um homem comum, se fatos acontecidos com ele e sua família (que narraremos na página "Porque Virgulino entrou para o cangaço") não o tivessem praticamente obrigado a optar pelo cangaço como saída para realizar sua vingança. Viveu no cangaço durante anos, vindo a falecer numa emboscada em 28 de julho de 1938, no município de Poço Redondo, Sergipe, na fazenda Angico


                                                                       Relembrando

                                                                                   
                                                   ficou conhecido como o " rei do Cangaço".

                                                                                 
A última Ceia de Lampião

- Nasceu numa família de classe média baixa.
- Trabalhou com o pai, na infância e parte da adolescência, cuidando de gado.
- Trabalhou também com transporte de mercadorias em longa distância, utilizando burros como meio de transporte de carga.
- Envolveu-se em brigas familiares na juventude e entrou para um bando de cangaceiros para vingar a morte do pai.
- Em 1922, passou, a comandar um bando de cangaceiros.
- Em 1923, seu bando efetuou assalto a casa de baronesa de Água Branca (AL).
- Em junho de 1927, Lampião comandou seus homens na fracassada tentativa de tomar a cidade de Mossoró (RN), Chegaram nesta ocasião a sequestrar o coronel Antonio Gurgel.
- Na década de 1930, Lampião e seu bando passou a ser procurado por policiais de vários estados do Nordeste, O bando passou a viver de saques a fazendas e doações forçadas de comerciantes.
- Em 1930, conheceu Maria Déia ( Maria Bonita) que ingressou no bando, tornando-se mulher de Lampião. Em 1932  nasceu a filha do casal, Expedita Ferreira.
- Em 27 de julho de 1938, Lampião e vários cangaceiros do bando estavam na fazenda Angicos, sertão de Sergipe. quando foram mortos por policiais da volante do tenente João Bezerra.

curiosidades:

- Lampião também trabalhou, até os 20 anos de idade, como artesão.
- Lampião, ao contrário da maioria dos cangaceiros da época, era alfabetizado.
- Lampião apresentava problemas de visão e, por isso, usava óculos para leitura.




                                                   FILME LAMPIÃO REI DO CANGAÇO




Sinopse: Os últimos dias de Lampião e Maria Bonita. A ação tem inicio com o sequestro por Lampião do geólogo inglês Steve Chander. O cangaceiro usa Joana Bezerra com intermediária para negociar o resgate com o governo da Bahia 40 contos de Réis pela vida do Refém. Em Salvador, o jornalista Lindolfo Macedo descobre que o governo pretende mandar prender Argemiro, irmão honesto e trabalhador de Lampião para forçar o cangaceiro a soltar o inglês. O jornalista parte então para o sertão na esperança de encontrar Argemiro primeiro. Mas o governador decide enviar tropas comandadas pelo tenente. Zé Rufino, tradicional perseguidor de lampião para capturar o bandido.

A partir dai tem inicio uma série de negociações perseguições e fugas, durante as quais o grupo vive momentos de grande tensão, tanto pela presença de Chander quanto pelo desaparecimento de Maria Bonita. O governo e a embaixada inglesa oferecem recompensas para quem fornecer pistas sobre o paradeiro do bando. O cerco se aperta a volante de Zé Rufino, descobre o bando na fazenda de Manoel Severo, onde Lampião e Maria Bonita haviam ido visitar Expedita, a filha do casal. por fim, em 28 de julho de 1938, Lampião e Maria Bonita são metralhados na Serra de Angico:

DADOS DO ARQUIVO
Tamanho: 855 MB
Formato: AVI
Áudio: Português
http://www.megaupioad.com/?d=NBBSY927

GUERRA FRIA




A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991) é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

Causas

A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear, e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir desta estratégia a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshal que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo político.

A Alemanha por sua vez, aderiu o Plano Marshall para se restabelecer, o que fez com que a União Soviética bloqueasse todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim. Desta forma, a Alemanha, apoiada pelos Estados Unidos, abastecia sua parte de Berlim por vias aéreas provocando maior insatisfação soviética e o que provocou a divisão da Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental.
Em 1948, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em conta partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.

Entre os aliados da Otan destacam-se: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto de Varsóvia destacam-se: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coréia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.

Origem do nome

É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.

Envolvimentos Indiretos

Guerra da Coréia: Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema.

Envolvimentos Indiretos 

Guerra da Coréia: Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.

Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos. Apesar de todo aparato tecnológico. Tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas. Entre civis e militares morreram nos combates. os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.

Fim da Guerra Fria

A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas



No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. com a reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças politicas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso. aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.