segunda-feira, 23 de julho de 2012

Guerra dos Cem Anos


O final da Baixa Idade Média foi marcado pela crise de retração, caracterizada por sua vez pelas Revoltas camponesas, pela Peste Negra e pela GUERRA DOS CEM ANOS, envolvendo a Inglaterra e a França.


Este conflito deve ser entendido dentro do processo de transição feudo capitalista, quando da formação das "Monarquias Nacionais"  

 

Joana D'arc: santa e heroína francesa

          A Guerra foi provocada pela disputa sobre a região de Flandres, importante produtora de tecidos e centro comercial, ligada por laços de vassalagem à França, mas economicamente à Inglaterra, de quem obtinha a lã. 

Outro motivo para a Guerra foi a disputa em relação ao trono Francês, reivindicado por Henrique III, da Inglaterra, que no entanto era neto de Felipe IV (morto em 1328)

    A Guerra desenvolveu-se em território francês, que esteve sempre parcialmente ocupado desde 1346 com a derrota de Felipe VI em Crécy, porém o conflito teve várias interrupções, inclusive devido às disputas internas, principalmente na França onde Armagnacs (nacionalistas) e Borguinhões (pró Inglaterra) se enfrentavam.                                          

Joana D'arc: santa e heroína francesa

 Joana D’arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.

A história da vida desta heroína francesa é marcada por fatos trágicos. Quando era criança, presenciou o assassinato de membros de sua família por soldados ingleses que invadiram a vila em que morava. Com 13 anos de idade, começou a ter visões e receber mensagens, que ela dizia ser dos santos Miguel, Catarina e Margarida. Nestas mensagens, ela era orientada a entrar para o exército francês e ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra.

  Motivada pelas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares. Foi aceita no exército francês, chegando a comandar tropas. Suas vitórias importantes e o reconhecimento que ganhou do rei Carlos VII despertaram a inveja em outros líderes militares da França. Estes começaram a conspirar e diminuíram o apoio de Joana D’arc.

Em 1430, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Foi acusada de praticar feitiçaria, em função de suas visões, e condenada a morte na fogueira. Foi queimada viva na cidade de Rouen, no ano de 1431

Indicação (para saber mais):

Assista ao filme Joana D'arc

                                                     
 Título Original: The Messenger: The Story of Joan of Arc
Gênero: Drama
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson e Andrew Birkin
No elenco: Milla Jovovich (Joana D'Arc), Dustin Hoffman (A Consciência),  John Malkovich (Charles VII), Faye Dunaway (Yoland D'Aragon),
Tchéky Karyo (Dunois) e outros.   



 Curiosidades:
  • León Denis também afirma que Joana d’Arc, seria a reencarnação de Judas Iscariotes. Este espírito teria escolhido reencarnar na condição de uma mulher e quis morrer queimado vivo para expurgar a culpa de ter traído Jesus;

  • O baralho, esse que todo mundo joga, foi criado na época de Carlos VII e algumas cartas homenageiam personalidades do seu tempo, entre eles Joana d’Arc.
    A dama de espadas representa Atena, a deusa da Guerra e da Sabedoria, mas o punhal que ela carrega, é uma referência a Joana. Se ficou curioso para saber quem são os outros personagens, clique aqui.

  • Aqui, perto da minha casa tem um estabelecimento comercial chamado “Joana d’Arc – Agropecuária e Pet Shop”. Só pode ser o nome da dona da loja, senão, que diabos tem a ver Joana d’Arc com agropecuária e pet shops??? 

A História de Joana d'Arc - Ditada Por Ela Mesma
Ermance Dufaux (psicógrafa). RJ: Ed CELD, 1997. 300 pgs



Joana d'Arc, Médium

Leon Denis. RJ: FEB, 1980. 350 pgs.


                                                       


                                                                                                                                                             

Em 1415 os ingleses, apoiados por Borgonha, invadiram a normandia e venceram em Azincourt, determinado a ocupação de Paris e o aprisionamento do rei Carlos VI.

                                                   
 Em 1420 foi assinado o Tratado de Troyes que deu a Henrique V, de Lancaster, o direito ao trono Francês ao mesmo tempo em que reconhecia a divisão da França, estando o norte sob domínio inglês.
 A Reação francesa teve início em 1429, quando a camponesa Joana Dâ?Tarc, a frente de um exército, comandou a vitória sobre os ingleses em Orléans. 
 
Em 1435 foi firmada a paz entre a França e Borgonha e no ano seguinte Paris foi libertada e os ingleses gradualmente derrotados.

Vassalagem

Dentro das práticas do feudalismo existem várias relações nas formas de trabalho, relações tidas com compromissos e obrigações, existindo aqui a classe dominada e a dominante, esta se hierarquiza por meio de vassalagem e desubenfeudação.

 A vassalagem tinha sua importância na garantia mínima de coesão da classe dominadora que asseguravam a reprodução das relações sociais de produção implantadas. Assim, o vassalo ganha a terra à lealdade, subsídio nas batalhas, pagamento de resgate 

Percebe-se então que, a vassalagem vem a ser um pacto existente entre nobre(s) e rei(s) – um pacto de honra e de fidelidade.

 Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles. Pois essa hierarquia social era extremamente fortificada. Ou seja, o pacto era consolidado através do juramento, onde o nobre que requisitava o auxílio passaria a partir de então a ser um suserano, e o que oferecia seus préstimos denominava-se por vassalo.

 A divisão ocorria do seguinte modo:

 No topo, encontravam-se os nobres, em seguida os pequenos nobres, e mais abaixo, nobres menores ainda; lá na última camada estavam os camponeses que não possuíam terras. Uma vez que, é necessário lembrarmos que os camponeses trabalhavam na terra e os nobres eram responsáveis pela força militar.



Durante a cerimônia que era realizada para firmar o compromisso, o vassalo se ajoelhava para assim declarar sua fidelidade diante de todos em caso de guerra.

Essa hierarquia podia ser vista também de duas maneiras: os vassalos diretos do rei e os vassalos destes vassalos diretos. Concomitantemente, no primeiro caso, os vassalos careceriam jurar fidelidade ao monarca, já no segundo, jurariam fidelidade aos vassalos reais.

A pilastra dessa hierarquização é a vassalagem, onde torna-se vassalo aquele que se conduz ao que será suserano e se recomenda. Esta recomendação denota que o vassalo apresenta-se à proteção do suserano, com isso, lhe promete a servidão.

Na Alemanha ocorre a organização monárquica de modo formal, sendo que, a vassalagem não chega a se instalar, subsistindo grande autonomia global.

O predomínio nas relações feudo-vassálicas existentes entre os membros da nobreza, no qual a concessão do feudo instituía o núcleo desse pacto, designando assim, a sociedade feudal. Não esquecendo que as relações entre senhoris e campesinos não foram menos importantes nas características desta sociedade cheia de hierarquias.

Contudo, o súdito (vassalo) empenhava-se a ajudar seu suserano quando fizesse necessário. Com isso, o suserano dava ao seu vassalo como recompensa um feudo (este podendo ser dado em terras, cargos ou em dinheiro).

Bibliografia:

ANDERSON, Perry. Em busca de uma síntese. In: Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 2000, p. 123-137.
ARRUDA, José Jobson. O sistema feudal. História Integrada: da Idade Média ao nascimento do mundo moderno. V. 2, São Paulo: Ática, 1996, p. 31-36.
MACHADO, Fernando. Feudalismo: servidão, impostos, taxas, suserania e vassalagem.

                                                 Os Feudos


Pontos sobre o Feudalismo, Reino Franco e o Império Carolíngio.

A proposta desse post é fazer com que a partir da leitura desse esquema/resumo, feito  também com imagens, o aluno possa relembrar o que foi visto em sala de aula e fixar melhor as ideias, sendo também um complemento ao conteúdo do livro: História: Sociedade & Cidadania (Alfredo Boulos Júnior)

A economia era praticamente amonetária, tendo por base o trabalho na terra.
O esquema abaixo ilustra resumidamente o feudalismo e suas relações.





















As terras do feudo tinham as seguintes definições:
















Mas, pode-se dizer que estavam divididas em três partes:












  1.  Manso senhorial;
  2. Manso servil;
  3. Manso comunal.

Havia as relações de fidelidade que definiam as relações de Suserania e Vassalagem.






A sociedade era estamental.
                             

Estrutura da sociedade feudal

          
                                             


Cada "grupo social" tinha a sua função.





REINO FRANCO


Os Francos eram um dos povos germanos que penetraram no Império Romano do Ocidente. Estabeleceram no território da Gália por volta do século V. Os Francos eram divididos em várias tribos e foram unificados por Clóvis, dando início à dinastigia Merovíngia (em homenagem ao seu avô Meroveu). 


Prefeito do Palácio:
Nessa dinastia havia a presença do Prefeito do Palácio (ou Mordomo do Palácio), pessoa responsável por colocar em prática as ordens do rei na ausência desse, ele administrar o palácio quando o rei não estava.
Um desses prefeitos-Pepino, o Breve- depôs o último rei Franco, após aliança com a Igreja Católica, e deu início a uma nova dinastia: a Carolíngia.

IMPÉRIO CAROLÍNGIO
Carlos Magno, sucessor de Pepino, o Breve, deu continuidade à aliança com Igreja Católica e também à política de conquistas de territórios. Em cada reino conquistado era construída uma escola ao lado do palácio, ficando assim conhecida como Escola Palatina ou Palaciana, também caracterizava o Renascimento Carolíngio.
Os territórios, no Império Carolíngio, expandiram-se bastante.




Como o império era muito extenso para se administrar, ocorreram vários problemas e invasões que se intensificaram até o reindo de Luís, o Piedoso. Após sua morte o reino foi dividido entre seus três filhos. Por fim, o Império Carolíngio deixou de existir, dando início a outra dinastia.





@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


Após a leitura do texto, vamos comentar o assunto tentando responder às perguntas abaixo, você pode pesquisar o assunto no texto desse blog, no seu livro, no caderno ou em outra fonte se você quiser. Lembre de colocar seu nome, sua série, sua turma e a escola.
1) No Feudalismo a economia era praticamente amonetária, quer dizer, havia pouquíssima circulação de moedas (dinheiro). Então, qual seria a principal fonte de poder e riqueza?
2) Como estava dividida a sociedade feudal e qual a função de cada grupo social?
3) Como estavam divididas as terras do feudo e o que era feito em cada uma dessas divisões?
4) Em quais relações estavam baseadas a sociedade feudal?
5) Observe o texto abaixo e responda:
"(...) as limitações do Renascimento Carolíngio provêm, principalmente, de ele corresponder às superficiais necessidades de um pequeno grupo social.Esse renascimento tinha de garantir um mínimo de cultura a alguns altos funcionários. (...)"(LE GOFF, Jacques. A Civilização do ocidente medieval. V. I, p. 166)
a)De acordo com o texto, qual o objetivo do Renascimento Carolíngio?
b)A educação fornecida pelo Renascimento Carolíngio atendia a todos os grupos sociais? Justifique.
6)Com a morte de Luís o Piedoso, as terras do Império Carolíngio foram divididas entre seus três filhos. Como foi feita essa divisão?