quarta-feira, 27 de junho de 2012

O Surgimento da Música


Um assunto bastante negligenciado no ensino escolar da história,mas de suma importância para a compreensão de uma das formas mais antigas e incríveis de manifestação cultural:A Musica.

A música tem um longo histórico na humanidade; Desde os primórdios buscamos extravasar nossas emoções e sentimentos ,e um dos primeiros meios encontrados pela humanidade para fazê-lo foi através da música.Sempre foi feita a pergunta: Quando surgiu a Música?
                                                                

Aborigene's Sound "A Origem da Musica"


Aborigene's Sound a origem da Musica.
aborígene, | adj. e s. 2 gén. aborígene. do Lat. aborigine; adj. e s. 2 gén.,: oriundo do país em que vive;; indígena;; nativo. ...
Voltaremos ao passado para saber quem inventou a musica e a trilha sonora.
Nas Cavernas da Australia a primeira sala de cinema da idade da pedra!É a musica dos Aborigenes um som que conta historias de mais de 50 mil anos.


                                                                         

.A primeira resposta que nos vem a mente talvez seja a de que a música surgiu quando a humanidade começou a tentar reproduzir sons ou produzir melodias.
Bem,talvez essa não seja a resposta correta.

Muitos acreditam que a música é anterior  a própria humanidade,que ela esteve presente na terra milênios antes do surgimento dos seres humanos.

Quando os pássaros usavam o canto para se comunicar,alguns consideram aquilo como uma forma de música, nós, apenas encontramos nossa própria forma de ''musicalizar'' nossos sentimentos e expressões.

 É difícil estabelecer com precisão o surgimento da música na humanidade,mas,através da análise de pinturas em cavernas que mostram cenas de dança,pode-se sugerir que a música surgiu próximo a esse período (cerca de 40 mil anos atrás),já que a sofisticação das pinturas sugerem o provável acompanhamento musical.

 As primeiras manifestações musicais aconteceram através de  batidas feitas com bastões em troncos de árvores, rochas e até mesmo da percussão corporal.

Com o tempo foram surgindo novas formas de expressão como gritos e imitação de sons de animais e da natureza.

Foram depois aparecendo os primeiros instrumentos de percussão ,  flautas primitivas  além de vários outros instrumentos como o xilofone.

Posteriormente foram se desenvolvendo instrumentos afináveis e com outros materiais além da madeira ,como  o cobre o e ferro.

A própria noção de música se desenvolveu e as propriedades do som foram aos poucos sendo entendidas.

Com isso surgiram os sistemas de escalas e harmonia (duas ou mais notas tocadas simultaneamente).Sabe-se que os Gregos tinham um sistema primitivo próprio de notação.

 
A música passou a ser utilizada em cerimônias como festas em comemoração a  colheitas e casamentos, acompanhados pela dança e pelo canto.

  Civilizações como a Egípcia e a Grega possuíam forte tradição musical,que ficou gravada em várias pinturas,mostrando a ligação que as sociedades antigas tinham com a música.

No Antigo Egito já havia se desenvolvido a noção da harmonia,o que permitia que fossem tocados mais de um instrumento de cada vez,sendo que um fazia a voz principal e o outro uma melodia para acompanhá-lo.

 A história da Música foi realizada para contar uma história, para dar a conhecer de uma forma animada, proporcionando ilustrações e música. 

                                                                                    
Os próprios Gregos foram influenciados pelos egípcios,a  palavra música,que para os Gregos faz referência as musas gregas (originalmente espíritos da água),vêm da palavra egípcia mos = água.Em Roma, a música já estava bem enraizada em sua cultura,sendo citada por filósofos como Platão e Euclides.

Apesar de que a música romana foi fortemente influenciada pela música grega,que era em geral superior.

 Na Suméria, cerca de três mil anos antes de Cristo,já existiam instrumentos musicais bem elaborados e desenvolvidos,o que prova a forte ligação desta sociedade com a música.

Foi descoberta uma tábua suméria de 1400 a.C.,que por muito tempo manteve seu conteúdo indecifrável ,porém,concluiu-se  depois que se tratava de uma canção com notação musical.

Mas a principal utilização da música feita pelas sociedades antigas era na religião.Os músicos eram preparados para tocar em rituais em homenagem aos deuses ou nos seus templos.

Essa foi uma das primeiras,senão a primeira,utilização da música pela humanidade.Um excelente arquivo que demonstra essa utilização da música é a Bíblia,que em vários trechos nos da idéia da ligação daquele povo com a música (como nos Salmos,de Davi).


Assim começa o histórico da música na sociedade humana.Pretendo iniciar  uma série de postagens a respeito da Música,a próxima postagem abordará a musica na Idade Média e sua importância para a sociedade daquela época.
 

Os misteriosos instrumentos musicais da antiguidade

http://www.kvt.org.br - Este vídeo aula traz uma viagem para os tempos mais remotos e a utilização de instrumentos musicais confeccionados com elementos naturais, como ossos, argila, bambu, junco e tronco de árvores. Além de apresentar em vídeo os sons destes instrumentos e as mais variadas culturas do planeta.